Bom, pessoal, em breve iniciaremos nossos estudos em Allegro e hoje deixarei aqui um pequeno tutorial para aqueles que quiserem iniciar a instalação desta API para o desenvolvimento de jogos através do DevC++.
Instalar o Allegro diretamente através do DevC++ é o modo mais rápido e simples para se obter esta biblioteca. Para isto basta abrir o DevC++ e, no menu FERRAMENTAS, selecionar ATUALIZAÇÕES.
Na nova janela (WebUpdate), em Select devpak server, selecione a opção devpacks.org Community Devpaks e em Groups selecione Allegro.
Logo após a seleção de todos os pacotes do Allegro, clique no botão Download Selected para iniciar o download de todos os pacotes selecionados.
Caso haja algum erro ou necessidade de precedência de outros pacotes durante as instalações, os não instalados serão automaticamente selecionados para download e instalação posteriormente. Selecione os demais pacotes necessários e inicie a o download de novos pacotes.
Após os downloads e instalações, basta criar um novo projeto do DevC++ e, na aba MultiMedia, selecionar Allegro Aplication (static).
Pronto, você acabou de instalar e criar um projeto vazio em Allegro para preenchê-lo com seu próprio código e, a partir daí, criar um jogo. Abaixo está o código gerado automaticamente pelo template:
#include
void init();
void deinit();
int main() {
init();
while (!key[KEY_ESC]) {
/* put your code here */
}
deinit();
return 0;
}
END_OF_MAIN()
void init() {
int depth, res;
allegro_init();
depth = desktop_color_depth();
if (depth == 0) depth = 32;
set_color_depth(depth);
res = set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED, 640, 480, 0, 0);
if (res != 0) {
allegro_message(allegro_error);
exit(-1);
}
install_timer();
install_keyboard();
install_mouse();
/* add other initializations here */
}
void deinit() {
clear_keybuf();
/* add other deinitializations here */
}
Para maiores informações, consulte (em inglês):